segunda-feira, 11 de julho de 2011

MEL - UMA VIDA DOCE E SAUDÁVEL

Na semana passada foi presentado por uma de minhas clientes, a Sra. Madalena.
Ela me deu um livro chamado "Mel, uma vida doce e saudável", escrito  pelo Dr. Marcio Bontempo.
O livro foi publicado em 2008 pela editora Alaúde e traz um conteúdo excelente sobre Mel, dentre elas um capítulo inteiro dedicado às "curiosidades" sobre o assunto. Veja algumas delas:

"A PRIMEIRA SUBSTÂNCIA ADOÇANTE"

"O mel foi a primeira substância adoçante conhecida na antiguidade. Não foi muito utilizado como adoçante no Oriente, mas foi o principal recurso para adoçar os alimentos e as bebidas na Europa até o século XVI, quando sói então o açúcar de cana se popularizou, pelas facilidades de transporte e armazenamento. No começo, o açúcar era o mascavo, passando depois para o cristalizado granulado. Mas, apesar da praticidade do açúcar, não se igualou ao delicado sabor do mel, que ainda é muito consumido no mundo inteiro."

"O SIGNIFICADO DE LUA-DE-MEL"

"A lua-de-mel tem origem nas tradições germânicas, segundo as quais era costume se casar na lua nova, quando os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar felicidade e fertilidade. Há historiadores, contudo, que afirma ser o termo originário de Roma, onde os casamentos eram preferencialmente realizados na lua quarto crescente ou na lua cheia, de modo a favorecer a fecundidade; nessa ocasião, os convidados para o casamento pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para atrair bons eflúvios e favorecer uma "vida doce".
Outros apontam a Grécia como origem do termo, pois existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir a bebida fermentada de mel, o hidromel, durante o primeiro ciclo lunar após as bodas, de modo a gerar um filho varão."

Tá bom ou quer mais?

Você sabia que é necessário o néctar de meio milhão de flores para fazer somente meio litro de mel?

Gente, tem muita coisa interessante neste livro! Eu já estou adicionando-o como fonte para vários assuntos que pretendo compartilhar com vocês.

Quer saber mais sobre o livro?
Acesse: www.alaude.com.br

Boa leitura e divirta-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário